Faixa preta aos 60 anos

Estive lendo um pouco sobre Chuck Norris, e ele foi um campeão de karatê por alguns anos nos EUA.

Ele continua treinando artes marciais, e três anos atrás, aos 60 anos de idade, ele recebeu a faixa preta de jiu-jitsu do JJ Machado.

Quero saber a opinião de vocês. Sei que ele ainda deve ser um bom atleta, e certamente tem condições de aprender. Mas até que ponto essa faixa demonstra nível técnico ou consideração de um mestre para outro?

Donna: Pelo que eu sei o Chuck treina jiu-jitsu a mais de 5 anos. Começou com o Rorion, mas teve problemas e passou a treinar com os machado. Acho que independente dele ser um cara respeitado dentro do mundo das artes marciais, ele fez por merecer a faixa. Acho que os critérios de graduação (com toda razão) não são os mesmos para a galera jovem e para o pessoal mais velho. Lá na academia mesmo temos um amigo de 62 anos que em junho deste ano pegou a preta. Ele demorou uns 5 ou 6 anos, treinando todo dia, o que eu acho que foi merecido, levando em consideração sua idade, sua dedicação e seu esforço, visto que o corpo dele já não responde mais como o nosso. Acho que dos jovens se pode exigir mais, em termos de rendimento, de competição e etc., coisa que dos caras com 60 anos, não se pode exigir tanto, e por isso a graduação é mais rápida.

Um abraço,

Bruno

*DT fazendo as contas mentalmente*

Treinar todo dia - impossível...
Dedicação - ok
Esforço - ok

Hummm... eu estava pensando em pegar a faixa preta daqui a duas encarnações... Acho que agora tenho chances de pegar a roxa em cinco anos... hummm... Mais seis anos para pegar a marrom... Acho que pego a preta aos 60 também... :-p

Donna: acho que com uns 2, 3 anos de azul, treinando constantemente (não precisa ser todo dia), vc chega lá bem antes dos 60...

;-)


Bruno

Eu conheci Mr. Norris nos USA, quando treinei com Carlos Machado. O cara treina duro, e ja deveria ter recebido a preta hà muito tempo.

estou com 40 anos e peguei a marrom este ano.
agora vou treinar duro, tantas vezes por semana quanto meu corpo e meus compromissos permitirem, e ach oque chego na preta antes dos sessenta :)

Pois é, estou com 42, já com seqüelas de 21 anos de trabalho estressante... Um mês atrás eu treinei cinco dias na semana. Para quê? Fiquei duas sem conseguir treinar depois, um farrapo.

cariocajj, deve ser muito legal conhecer uma pessoa como o Mr Norris. Das entrevistas que leio a respeito dele, todos falam muito bem da pessoa dele.

Gente muito boa.
Um curiosidade:
Todos os dias, ao chegar para treinar, a gente ficava perdido tentando encontrar a sala.
A sala onde treinávamos nunca mudava de lugar, mas ficava em um galpão enorme, de filmagem. As paredes mudavam de lugar o tempo todo, conforme eles iam criando os sets do seriado, e cada dia tinha uma coisa diferente...
Um dia voce virava pra direita, passava por um bar cheio de mesas e cadeiras, outro dia virava pra direita e tinha um banheiro, ou uma delegacia de policia...
Dava pra ficar tonto antes do treino.

Hahaha... que legal... imagino que deve ter sido no período em que filmavam Texas Rangers.

Exatamente.
Alguns alunos, e os própios irmãos machado participaram de dicersos episódios.

Você também?

Pena que não passa mais o seriado na tv...

Hahhhahaa..


Não, nunca estive no seriado.
E para falar a verdade, achava o seriado bem bobinho...
Mas conhecer o Chuck Norris foi, no mínimo, engraçado.
Eu cresci assistindo os filmes dele aqui no Brasil, imagina a minha expressão quando dei de cara com ele no tatame...

Seriado bobinho é bom para assistir e relaxar. :-)

Só acrescentando, o Norris já foi aluno do Bruce Lee...